Crítica | Joy: O Nome do Sucesso

★★★ “Bom”


Joy: O Nome do Sucesso é a biografia de Joy Mongano,  jovem empresária, que se tornou milionária por ter criado um esfregão prático, que até então não existia nos Estados Unidos. É um filme sobre o sonho americano, inspirado em histórias reais de mulheres poderosas e uma em particular. O diretor, David O. Russell nos envia direto para o mundo da personagem-título Joy (Jennifer Lawrence), uma jovem criativa e trabalhadora que vive uma vida deprimente ao lado da mãe, viciada em novelas  (Virginia Madsen), o ex-marido  que vive no porão da casa (Édgar Ramírez), o pai (Robert De Niro) , os dois filhos, e a avó (Diane Ladd) que parece ser a única a acreditar na ideia criativa de Joy.

A grande tacada de Russell é mostrar o lado criativo e a perseverança de Joy antes dela entrar no mundo dos negócios. Mostrar como ela enfrentou a adversidade antes de sua primeira invenção patenteada e sua capacidade de superar os obstáculos iniciais, além de enfrentar rivais que a subestimam. Ao mesmo tempo em que Joy tem persistência para lidar com argumentos fúteis entre seu pai e seu ex-marido também mostra paciência para cuidar de sua mãe problemática. Lawrence tem a capacidade de mostrar a ferocidade desta mulher de negócios, enquanto é uma mãe lutando para dar boa vida à família. O longa destaca a importância do trabalho duro e coragem. 



Com vinte e poucos anos, Jennifer Lawrence tornou-se uma das atrizes mais versáteis de sua geração, com quatro indicações ao Oscar e uma vitória. Seja como heroína Katniss Everdeen da franquia Jogos Vorazes, ou filmes independentes, Lawrence mostra carisma e talento, praticamente carrega o filme nas costas. Grande parte do sucesso da atriz veio graças a sua parceria com David O. Russell, assim como a dupla Scorsese-DiCaprio ou Burton-Depp. Isto foi visto na comédia romântica O Lado Bom da Vida e A Trapaça, e agora com Joy: O Nome do Sucesso.


FICHA TÉCNICA

 Joy
Gênero: Biografia, Drama
Duração: 102 min.
Direção: David O. Russell
Elenco:  Jennifer Lawrence, Robert De Niro, Édgar Ramírez, Diane Ladd, Virginia Madsen, Isabella Rossellini, Elisabeth Röhm, Dascha Polanco e Bradley Cooper.

Ano: 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário