Crítica | Anomalisa

★★★★ “Ótimo”

Conhecido por dirigir filmes excêntricos, Charlie Kaufman, responsável por Adaptação, Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças, Quero Ser John Malkovich e Sinédoque, Nova York, explora o psique dos seus personagens por meio das emoções e pensamentos, através dos relacionarmos com outras pessoas. E como era de se esperar, Kaufman, mais uma vez surpreende com seu novo trabalho em Anomalisa. A animação adulta, gira em torno Michael Stone (voz do ator David Thewlis), autor de um livro de autoajuda, que durante turnê promocional, se hospeda em um hotel na cidade de Cincinnati para fazer uma palestra.

O nome do hotel é Fregoli, que também é o nome de uma síndrome em que uma pessoa vê e ouve a todos exatamente com a mesma voz e aparência física, algo que Michael está sofrendo. O Ator Tom Noonan fornece a voz para todos os personagens do filme, exceto para Michael e Lisa (Jennifer Jason Leigh), incluindo todas as mulheres e até mesmo a esposa e o filho de Michael.  A esperança da felicidade desperta em Michael ao ouvir a voz de Lisa, porque ela tem aparência e voz própria, não é igual a todos as outras pessoas, como Michael presencia. Lisa comove com sua personalidade insegura e frágil, ao conversar abertamente com Michael, mas ele se encanta com a moça, só pelo fato dela ser “diferente”.

Mesmo tendo uma família amorosa e prestígio na carreira, Michael sofre com o vazio interno causado pela solidão, e convive na luta com os próprios sentimentos (marca registrada nos filmes de Kaufman).  A depressão é nítida na cena em que Michael (mesmo infeliz no casamento) chega ao hotel e liga para uma antiga paixão do passado na tentativa de marcar um encontro, mas tudo sai errado.


O longa é o primeiro filme de animação excepcionalmente para adultos, indicado ao Oscar na categoria melhor Animação, pois além da temática, há cenas de nudez e sexo explícito. Apesar de ser um filme deprimente, vale a pena conferir esta obra de Charlie Kaufman, que surpreende pelas emoções e pelos detalhes estéticos.

Anomalisa está em cartaz nos cinemas.



FICHA TÉCNICA
Direção: Charlie Kaufman e Duke Johnson
Com: David Thewlis, Jennifer Jason Leigh eTom Noonan
Gênero: Animação / Comédia dramática
Tempo: 1h31min
País: EUA


                                           
Trailer:





Nenhum comentário:

Postar um comentário