Um pouco sobre o filme O Lobo do Deserto

O Lobo do Deserto, indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro (Jordânia) acompanha a história do menino Theeb (Jacir Eid Al-Hwietat), caçula dos três filhos do falecido Sheik. Eles convivem numa humilde fraternidade beduína, criando cabras no deserto.  Com cerca de 10 anos de idade, ele aprende as formas de vida no deserto – como usar um rifle, seguir rastros de um camelo – com a ajuda do irmão mais velho Hussein.

As coisas começam a mudar quando um militar inglês, cheio de mistérios, chamado Edward (Jack Fox), chega e pede ajuda para chegar a um poço, o que desperta a curiosidade de Theeb. O problema é que o local do destino é uma perigosa região dominada por ladrões. Hussein fica encarregado de levar o general até lá, e Theeb decidi segui-los, correndo risco e sem poder voltar atrás. 


 No caminho, os três são surpreendidos pelos ladrões, e consequentemente ocorre um confronto trágico. Com direção de Nji Abu Nowar, o longa ambientado em 1916, no início da Primeira Guerra Mundial, tem um enredo simples, cenas surpreendentes, e ressalta a transição da infância à adolescência, momento de amadurecimento de Theeb. De gênero faroeste, o filme lembra o clássico Lawrence da Arábia.


Leia também no blog Poltrona de Cinema


Nenhum comentário:

Postar um comentário