CRÍTICA | Campo Grande destaca diferença de classe social e mostra transtorno nas ruas do Rio

★★★ “Bom”

A diretora Sandra Kogut, conhecida por seu primeiro longa–metragem “Mutum”, apresenta agora seu novo filme, Campo Grande que está em cartaz nos cinemas brasileiros e ganhou destaque no Festival do Rio. A história trata das diferenças entre classes sociais, abandona da mãe e o cenário caótico do Rio de Janeiro.


A trama de Campo Grande gira em torno do relacionamento entre uma mulher de classe média (Carla Ribas) e dois irmãos pequenos (Ygor Manoel e Rayane do Amaral) que foram abandonados e deixados na porta de seu prédio, com nome e endereço na mão. A vida da família muda com o surgimento imprevisível das crianças, filhos de uma ex-empregada doméstica da casa.

Carla Ribas interpreta muito bem uma mulher moderna de classe média, recém-separada, que enfrenta problemas de relacionamento com a filha. Inesperadamente ela se vê responsável pelas duas crianças desconhecidas, no momento em que a família está mudando de casa.

O roteiro se desenvolve com a procura incessante pela mãe que disse aos filhos que voltaria para buscá-los. O tempo passa e a difícil compreensão das crianças de que foram abandonadas pela mãe se torna cada vez presente. Na realidade, o problema poderia ser resolvido de maneira simples, mas Kogut conseguiu desenrolar o enredo sobre a questão da passagem do tempo de forma eficiente, através do ambiente, das caixas empacotadas e móveis desparecendo.

Mas isso é só um detalhe, o que sobressai é o sentimento de dor e compaixão envolvendo o menino Ygor e, a dona de casa ao conhecer o local em que ele vivia, até então desconhecido, Campo Grande, bairro que mostra um Rio de Janeiro caótico. Diversas obras nas ruas também ajudam a transtornar o cenário de uma cidade que tentar se desenvolver, mas não se livra da imagem de pobreza. O fato é que todos os personagens passam por momento de transformação tanto social quanto afetiva.

Campo Grande teve sua estreia mundial na 40ª edição do Festival de Toronto em 2015 e levou o prêmio de Melhor Montagem (Sérgio Mekler) na Première Brasil no Festival do Rio 2015.

Ficha Técnica:

Título original: Campo Grande

Direção: Sandra Kogut

Roteiro: Sandra Kogut / Felipe Sholl

Elenco: Carla Ribas, Ygor Manoel, Rayane do Amal, Julia Bernat

Produção: Sandra Kogut / Flávio R. Tambellini

Gênero: Drama

País: Brasil / França

Ano: 2015


Trailer 



Nenhum comentário:

Postar um comentário