CRÍTICA | 'O Bom Gigante Amigo' tem uma bela história mas peca um pouco no roteiro


Por Julio Gabriel

Baseado no livro homônimo do Roald Dahl, basicamente o autor de tudo que há de bom nesse universo, como "A Fantástica Fábrica de Chocolate", "A Convenção das Bruxas", "Matilda" e outros, "O Bom Gigante Amigo" vai contar a história de uma garotinha órfã que é sequestrada por um gigante e levada para a Terra dos Gigantes. Lá eles formam uma grande amizade, mas a vida de Sophie pode estar em perigo por causa dos outros gigantes que comem crianças.

A fotografia e toda a ambientação são belíssimas. Tanto na primeira parte do filme que se passa numa Londres muito bem retratada e rica em detalhes quanto na Terra dos Gigantes, onde os tons são mais escuros, pois grande parte se passa dentro da cabana do gigante amigo, porém o gigante trabalha caçando e distribuindo sonhos pelo mundo então o tempo todo temos flashes luminosos de luz por toda a tela e te deixa meio bobinho querendo olhar para todos os lados.

Porém o filme peca um pouco no roteiro. Ele cumpre toda a intenção de passar a relação entre a Sophie e o gigante de uma forma muito fofa e bonitinha, mas deixa aquele gostinho de querer saber o que aconteceu antes como: o que aconteceu com os pais da Sophie? E o passado do gigante? E alguns pontos da história são difíceis de engolir como o uso de uma vibe bem bobona nas piadas do filme inseridas em toda uma animação, em partes, bem sombria e surrealista.

O tom da história também é outro grande problema. A falta de um ritmo constante deixa grandes partes do filme muito monótonas e pouco importantes. Num momento você está rindo e quando você vê se passaram mais dez minutos de filme e você ainda acha que está na parte da piada porque não aconteceu nada de muito interessante. Uma boa editada e um toque mais dinâmico deixaria o filme mais imersivo e menos dormido.

É um filme bem sessão da tarde. Pra juntar as crianças e sentar todo mundo juntinho na frente da televisão. Ele consegue arrancar algumas boas risadas, principalmente perto do final, é realmente muito engraçado, mas sinceramente não sairia do cinema com um grande sorriso no rosto. 


Ficha Técnica

O Gigante Bom Amigo (The Big Friendly Giant)
Elenco: Mark Rylance, Ruby Barnhill, Rebecca Hall
Direção: Steven Spielberg
Roteiro: Melissa Mathison
Aventura
País: EUA
Ano 2016
Data de estreia: 28/07/2016

Trailer


Um comentário:

  1. Interessante Spielberg querer voltar ao gênero fantástico que o consagrou. Será nostalgia? Veremos isso em seus próximos projetos.

    ResponderExcluir