CRÍTICA | 'Esquadrão Suicida' não cumpre o que prometeu


Depois da enxurrada de críticas negativas de Batman vs Superman e do estrondoso sucesso de Deadpool, a Warner precisou refilmar cenas de Esquadrão Suicida para deixa-lo mais leve e engraçado, mas mesmo assim o resultado não foi o esperado.  Fica a dúvida se as regravações prejudicaram a produção, o que causou a perda de uma grande chance do estúdio de se salvar. Esquadrão Suicida estreia hoje, 4 de agosto, e antes do lançamento mundial, foi "massacrado" tanto pela crítica especializada, quanto blogs independentes. Comecei a achar que seria certa implicância dos críticos com os filmes da DC Comics, e realmente tinha uma esperança, mas infelizmente não teve jeito, todos têm razão.

No longa, após os acontecimentos em Batman vs. Superman, o governo americano com a ajuda de Amanda Waller (Viola Davis) põe em prática um ambicioso plano ao selecionar uma série de criminosos para lutar contra forças sobrenaturais, com receio de novas ameaças do Superman ou do Apocalypse. A partir daí, cada personagem é apresentado razoavelmente bem, com suas histórias de origem e motivações, mas ficando meio cansativo com tantos flashbacks.

Não há do que reclamar dos atores e da atuação, todos se encaixaram bem nos personagens. Will Smith está ótimo como o Pistoleiro, o verdadeiro protagonista, por isso é o primeiro a ter seu passado contado, por ter uma história de vida comovente. Margot Robbie se destaca no papel de Arlequina, uma médica perturbada e aprisionada a um relacionamento complexo com o Coringa.

Também integram o elenco, Joel Kinnaman que faz Rick Flag, o líder do esquadrão, Jai Courtney como o Capitão Bumerangue, Jay Hernandez, o El Diablo, Adewale Akinnuoye-Agbaje, o Crocodilo, Cara Delevingne, a Magia e Karen Fukuhara, como a Katana. Todos sem carisma, mas com bom espaço no filme. E ainda temos Viola Davis, que está ótima como a poderosa Amanda Waller. 

Agora vamos falar do Coringa, que também foi o principal alvo de críticas. A Warner fez uma tremenda propaganda em cima do personagem, colocando-o como mais importante da história, e o grave erro foi justamente nesse ponto. O Coringa não foi bem aproveitado e decepcionou muito. Não que a culpa seja do Jared Leto, pois ele é um ator versátil, excelente em todos os filmes, e com grande potencial para o viver o maior vilão dos quadrinhos, mas o roteiro confuso e a má construção da trama afundaram todas as expectativas. Com todo o marketing do filme sobre o Coringa, em trailers e matérias, no filme foi como uma participação especial de tão pouco que ele apareceu.

O longa também se esforça ao máximo de informações sobre o passado e futuro, em relação ao Batman (Ben Affleck) na história. As cenas de ação do filme são boas, apesar de confusas e as aparições de Batman e Flash são a ponte para indícios da formação Liga da Justiça.

Apesar dos graves erros, o filme não chega a ser um desastre total. O visual é impecável e a trilha sonora é ótima. O principal problema foi o roteiro, que estragou o Coringa, e deixou a trama confusa. Afinal os vilões não são tão vilões, mas sim pseudo bonzinhos. “Esquadrão Suicida” convence como produção divertida para quem curte o gênero e não espera uma adaptação fiel aos quadrinhos. Seguindo os mesmos moldes da Marvel, há cenas pós créditos.

Ficha Técnica

Título original: Suicide Squad
Distribuição: Warner
Data de estreia: qui, 04/08/16
País: Estados Unidos
Gênero: ação
Ano de produção:  2014
Duração: 130 minutos
Direção: David Ayer

Roteiro: David Ayer
Elenco: Margot Robbie, Tom Hardy, Will Smith, Jared Leto

Trailer




Nenhum comentário:

Postar um comentário