Crítica | Festa da Salsicha é uma animação criativa voltada para adultos

Um filme criativo que mistura a imagem animada com o tema adulto. Há muito tempo não via uma animação voltada totalmente para o público mais maduro. Estou falando de 'Festa da Salsicha', produzido pela dupla  Seth Rogen e Evan Goldberg, os mesmos criadores de 'Superbad - É Hoje!' e 'A Entrevista'. E, quem conhece bem esses dois sabe que pode esperar um filme cheio de conotação sexual, palavras chulas e muita bobeira.

O longa toca em assuntos considerados "pesados" em se tratando de animação, como sexualidade, drogas e orgias, de maneira lúdica e sem nenhum pudor.  De modo geral, toda a construção do filme é inusitada e inteligente. A história se passa em um supermercado, onde os alimentos - que têm vida - sonham em serem comprados, por nós, os humanos, que consideram como deuses. Eles pensam que, fora das prateleiras irão encontrar o "paraíso", uma vida melhor.  A ilusão toda acaba quando uma mostarda com mel é devolvida e conta o que realmente acontece: os alimentos são devorados pelos humanos. 

É nítida a forma de crítica à sociedade que a trama faz, e ela tenta mostrar da maneira mais criativa possível, como as diferentes crenças através de uma rosquinha muçulmana, um pão árabe, um taco mexicano e maionese alemã.

A história acompanha a aventura da salsicha Frank (voz de Seth Rogen na dublagem original e de Guilherme Briggs no Brasil) em fazer com que todos os alimentos do supermercado acreditem que ao saírem de lá, não irão para o paraíso, e sim ao inferno, depois de serem levados pelos deuses. Há também a personagem Brenda (dublada por Kristen Wiig no original) um pão bisnaga em forma de genitália feminina. E claro, não pode faltar o amor água com açúcar entre a salsicha e a bisnaga, mas não de maneira ingênua, a final este é um filme de Seth Rogen. 


Festa da Salsicha  é uma comédia de animação divertida, mas cheia de piadas bobas que só envolvem sexo e palavrões. Mesmo assim, o filme prova que é possível fazer uma boa animação explorando o máximo potencial criativo para um público adulto. Vale a pena conferir o bom trabalho de Rogen, e se no meio do filme já acharem um absurdo tudo o que já viram, esperam um das cenas finais, é de chocar os mais puritanos!

Curiosidade: Na versão nacional, o elenco do Porta dos Fundos adaptou o roteiro, além de dublar o longa.
 


Ficha Técnica

Roteiro: Seth Rogen, Evan Goldberg, Kyle Hunter, Ariel Shaffir
Título Original: Sausage Party
Gênero: Comédia, Animação
Duração: 1h 29min
Classificação etária: 16 Anos
Lançamento: 6 de outubro de 2016 (Brasil)


Trailer




Nenhum comentário:

Postar um comentário