Crítica | 'Animais Fantásticos e Onde Habitam' aborda um universo mais maduro de magia

Por Juliana Benaspin


Nova Iorque, 1926. Newt Scamander desembarca com uma maleta pra lá de peculiar em solo americano. O ex-aluno de Hogwarts perde sua mala, é detido por uma auror não tão eficiente e conhece um trouxa, oops quis dizer não magi – e passa por poucas e boas no Congresso de Magia Americano. 



Assim que o filme começa os potterheads já podem derramar algumas lágrimas. Confesso que fiquei muito emocionada quando o logo da Warner subiu e a música começou. 

Esqueçam Hogwarts. 
Esqueçam as regras que conhecem.
Esqueçam os moradores da Rua dos Alfeneiros, nº 4.

Teremos novos personagens, novas leis, mas a mesma magia que nos conquistou há quinze anos. Nova Iorque está sendo assombrada por criaturas que destroem a cidade, porém não podem ser vistas. Os bruxos temem uma nova Salém e os humanos, também conhecidos como não magis ou trouxas, recusam-se a acreditar no que está em suas caras. Uma guerra está prestes a explodir entre esses dois mundos e o nosso adorável senhor Scamander só deseja manter as criaturas fantásticas que protege em segurança. 



As irmãs Portentina e Queenie Goldstein são mulheres com caráter completamente opostos, contudo a força delas vem dessa divergência. O humano não mágico, Jacob Kowalski, rouba a cena com sua amabilidade e mente aberta. 




Há romance e aventura. Mas não pensem que a maldade foi esquecida. Lord Voldemort pode ter sido o pior bruxo de todos os tempos, porém Gellert Grindelwald também tentou. Neste primeiro longa-metragem pré-Harry Potter, o bruxo que se tornará famoso pela batalha com Dumbledore pela Varinha das Varinhas é introduzido como ambicioso, poderoso e furtivo.

Sabe-se que havia outras escolas de magia e bruxaria espalhadas pelo mundo, como podemos ver em Harry Potter e o Cálice de Fogo, e em Animais Fantasticos e Onde Habitam podemos conhecer mais uma: Ilvermony. 




Já quero um guia com a história de todas essas escolas e de seus alunos mais notáveis.

Escrito pela deusa-mãe JK Rowling e dirigido por David Yates, reconhecido pela direção das quatro últimas aventuras de HP, o filme é engraçado, fofo, tenso e reflexivo.
David traz a obscuridade da vida, a batalha do bem versus mal e remonta um universo totalmente crível aos nossos olhos. É um filme para ser assistido em 3D e com lencinhos para conter as lágrimas. Com uma abordagem mais madura da magia, Rowling não deixa que os personagens percam a fé e a esperança de que podem vencer.

O elenco conta com atores renomados, talentosos e que parecem ter nascido para viver esses personagens. Eddie Redmayne mais uma vez arrasa nas telonas vivendo o protagonista. E Colin Farrel e Ezra Miller roubam a cena com suas índoles duvidosas e obscuras.



Já estou ansiosa para os próximos longas programados para a saga de Newt e cia. Vai ter choro, vai ter glória, vai ter DUMBLEDORE, se Deus quiser!!!!!!



Obs 1: no site http://www.animaisfantasticosofilme.com.br/index.php dá para conhecer os animais fantásticos, ver mais sobre a história da magia e das leis americana e ver vídeos e fotos incríveis desse filme que conquistou o mundo.

Obs 2: Leitores Compulsivos de plantão sabem que o livro homônimo ao filme está sendo escrito por Scamander e será, muitos anos a frente, uma leitura obrigatória para os alunos do primeiro ano da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Em HP e a pedra filosofal podemos encontrar a referencia. #ficaadica



Ficha Técnica:
Dirigido por: David Yates
Escrito por: J. K. Rowling
Duração: 2h 13min
Estrelado por: Eddie Redmayne, Katherine Waterson, Dan Fogler, Jon Voight, Alison Sudol, Colin Farrel, Ezra Miller e outros.
Gêneros: Fantasia e Aventura
Nacionalidade: EUA e Reino Unido


Trailer



Um comentário:

  1. O bom do filme é que ele funciona mesmo não tendo assistido aos filmes anteriores

    ResponderExcluir