Festival Curta Cinema terá sete filmes de animação de quatro países

A 26ª edição do Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro – Festival Curta Cinema, um dos principais eventos do gênero no país, recebe a mostra "Programa Animado", que contempla animações nacionais e internacionais, na próxima quarta (9), às 15h, no Cine Odeon. Com classificação indicativa de 14 anos, traz para o público jovem e adulto sete curtas, que totalizam 79 minutos.

O filme “Gyros Dance”, do polonês Piotr Ngoc, abre a sessão e conta a história de dois ratinhos que trabalham em um restaurante de kebab, sendo que um deles sonha em se tornar uma estrela de TV. Em seguida, será exibido “Cartas”, do brasileiro David Mussel. Nele, uma mulher trancada em suas memórias recebe uma carta inesperada que a fará enfrentar seus medos e passado. Depois será a vez do curta espanhol “Roger”, de Arnau Montesinos, Ingrid Amorós, Martí Vilet, Sara Riera e Sonia Quireza. Roger é o personagem principal de uma série de animação em stop motion. Ele sofre um acidente no set, que o faz ficar de fora da série. Tudo parece perdido, até que algo inesperado muda seu destino.


A mostra conta ainda com a animação brasileira “Vento”, de Beca Furtado, sobre um garoto solitário que pega uma mensagem dentro de uma garrafa, despertando nele vontade de aprender a ler. O menino Gabriel descobre que o sonho pode estar mais perto do que imagina. Também brasileiro, “Oxum”, de Denis Leroy, apresenta a saga dos orixás para salvar a humanidade da seca e da fome, culminando no sacrifício de Oxum. O filme “Lâhmès et la Grande Dévoreuse” é uma animação francesa de Claire Sichez e Marine Rivoal sobre um menino de 10 anos que se recusa a morrer. Furioso com os deuses, ele rejeita seus conselhos e foge para sua cidade natal. Sua jornada em direção à aceitação, então, se inicia. “Doce Ipê Amarelo”, do brasileiro Jhonatan Luiz, encerra a tarde animada com a história de Laura, uma criança de seis anos, que em uma noite de insônia é sugada de forma involuntária para o mundo dos sonhos e deve retornar para casa antes do despertador tocar.

Com programação totalmente gratuita, o festival tem patrocínio da Petrobras, da Oi, da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura, da RioFilme e do Governo do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Estado de Cultura, Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro.

Programação completa no link


PROGRAMAÇÃO

9 DE NOVEMBRO – QUARTA-FEIRA

15h – Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro – Cine Odeon – PROGRAMA ANIMADO (14 anos)

Gyros Dance – DIR. Piotr Loc Hoang Ngoc. (Polônia 15’);

Cartas – DIR. David Mussel. (RJ 4’);

Roger – DIR. Sonia Cendón, Sara Esteban Riera, Arnau Gòdia, Ingrid Amorós e Martí Vilet . (Espanha 14’);

Vento – DIR. Beca Furtado (RJ 14’);

Oxum – DIR. Denis Leroy. (MG 8’);

Iâhmès et la Grande Dévoreuse – DIR. Claire Sichez e Marine Rivoal. (França 14’);

Doce Ipê Amarelo – DIR. Jhonatan Luiz. (DF 17’);

Nenhum comentário:

Postar um comentário