Crítica | Estrelas Além do Tempo mostra a luta das mulheres contra o preconceito


Três fortes mulheres enfrentam preconceitos para mostrar o seus verdadeiros valores em plena década de 60, período importante na história dos EUA, que marcam a Guerra Fria, ascensão do presidente Kennedy, e a primeira viagem do homem à Lua. 

Baseado no livro Hidden Figures: The Story of the African-American Women Who Helped Win The Space Race, da autora estadunidense, Margot Lee Shetterly, "Estrelas Além do Tempo" conta uma história verídica de três importantes cientistas da NASA Katherine Johnson (Taraji P. Henson), Dorothy Vaughn (Octavia Spencer) e Mary Jackson (Janelle Monáe) que são negras e lutam contra o preconceito racial e de gênero para terem seus direitos como cidadãs.

As formas de segregação abordada no filme geram reflexão no espectador. Pessoas brancas e negras "conviviam" separada em ambiente de trabalho, e não compartilhavam certas coisas, como por exemplo um banheiro e a mesma jarra de café.



Katherine Johnson, desde pequena era fascinada pelos números e matemática em geral. Já adulta, foi chamada para ajudar no centro do Projeto Mercury, um local onde só trabalha pessoas brancas e que ficam espantadas de vê-la ali, uma mulher negra assumindo um cargo importante. Dorothy possui conhecimento em computadores e deseja o cargo de supervisora do seu setor, função que ela já faz, porém sem receber o salário da área. E Mary é uma engenheira, que deseja subir na profissão, no entanto, é impedida quando uma das exigências para isso é ter cursado aulas de engenharia numa escola frequentados por brancos. 

A questão é que não se trata apenas o fato de serem negras, mas também de serem mulheres inseridas em cargos que são dominados por homens (brancos), em plena década de 60, nos Estados Unidos. Época de um país totalmente preconceituoso.



A direção de arte e o figurino estão perfeitos de acordo com o retrato dos anos 60. O elenco funciona muito bem. Taraji P. Henson está excelente, ela transmite emoção nas cenas em que enfrenta seus direitos e impressiona a todos com sua genialidade matemática. Octavia Spencer, que é conhecida pelo filme "Histórias Cruzadas", mais uma vez surpreende pela boa atuação e consegue a merecida indicação ao Oscar de melhor atriz coadjuvante. Outro destaque vai para Kevin Costner, que faz o supervisor Harrison. É impressionante a química entre ele e Taraji. Seu personagem, no início um pouco arrogante, passa a compreender a situação difícil de Katherine, e a ajuda a romper regras preconceituosas no ambiente de trabalho, passando imagem de "herói". O elenco ainda conta com nomes conhecidos, como Jim Parsons (Big Bang Theory) e Kirsten Dunst.

Ponto negativo: É importante mostrar como era o preconceito racial da época, porém, há um certo exagero no filme ao forçar situações sobre o tema constantemente. 

Conclusão:
Estrelas Além do Tempo mostra um período histórico,  rico culturalmente e levanta questões pertinentes até os dias atuais. E acima de tudo, o filme destaca a amizade entre essas três guerreiras e como elas conseguiram alcançar seus sonhos,

Baseado em fatos reais, conta com três indicações ao Oscar (“Melhor Filme”; “Atriz Coadjuvante”, para Octavia Spencer; e “Roteiro Adaptado”).

Estrelas Além do Tempo está em cartaz nos cinemas.

Ficha Técnica
Direção: Theodore Melfi
Elenco: Taraji P. Henson, Octavia Spencer, Janelle Monaé, Kevin Costner, Kirsten Dunst, Jim Parsons
Gênero: Drama, biografia
Nacionalidade: Estados Unidos

Duração: 128 minutos
Ano: 2017


Trailer





Nenhum comentário:

Postar um comentário