“Aquarius” leva o prêmio de público e crítica de melhor filme de 2016 na 43ª edição do Festival Sesc Melhores Filmes

O realizador do longa, Kleber Mendonça, também foi unanimidade entre público e crítica como melhor diretor





No último dia 05, durante o Festival CineSesc foram anunciados os vencedores da votação das melhores produções nacionais e estrangeiras de 2016 na opinião da crítica especializada e do público. Com mais de 5 mil votos de cinéfilos e mais de 100 críticos votantes, este ano, público e crítica discordaram muito pouco.

‘Aquarius’ foi o filme brasileiro mais votado tanto por público como por crítica, assim como seu diretor e roteirista, Kleber Mendonça e sua protagonista Sonia Braga. A sintonia entre público e crítica ainda se deu nas escolhas de melhor documentário brasileiro – ‘Cinema Novo’, de Eryk Rocha e melhor ator para Juliano Cazarré por sua atuação em ‘Boi Neon’.

A melhor fotografia de produção brasileira na escolha do público foi a de Adrian Teijido, no filme ‘Elis’; já para a crítica, o prêmio ficou com Diego Garcia por ‘Boi Neon’.

Nas categorias internacionais, o público deu seu voto para ‘A Garota Dinamarquesa’ como melhor filme e seu protagonista Eddie Redmayne como melhor ator. Já a crítica votou mais em ‘O Filho de Saul’ como melhor filme e Viggo Mortesen por seu papel em ‘Capitão Fantástico’. O melhor diretor, na votação do público, foi Alejandro González Iñárritu por ‘O Regresso’ e na opinião da crítica, Denis Villeneuve, por ‘A Chegada’.

Para encerrar, Isabelle Huppert conquistou os prêmios de crítica e público de melhor atriz internacional por ‘Elle’.

Após a premiação, foi exibido o longa-metragem “Cora Coralina – Todas as Vidas”, de Renato Barbieri, em homenagem ao produtor e diretor Márcio Curi, falecido em 22 de novembro 2016.

Esta cerimônia marcou a abertura do Festival Sesc Melhores Filmes, que traz, de volta ao cinema, de 6 a 19 de abril, as produções mais votadas.

O início do Festival também marca a volta ao funcionamento do bar dentro da sala de cinema depois de três meses de reforma. Com mobiliário e equipamentos novos e após a substituição do vidro e readequação acústica, o público também acompanha as sessões do CineSesc aproveitando os quitutes e bebidas do cardápio do espaço.




Premiados
MELHOR
PÚBLICO
CRÍTICA
FILME BRASILEIRO
Aquarius
Aquarius
DIRETOR BRASILEIRO
Kleber Mendonça
Kleber Mendonça
ATRIZ BRASILEIRA
Sonia Braga
Sonia Braga
ATOR BRASILEIRO
Juliano Cazarré
Juliano Cazarré
FOTOGRAFIA BRASILEIRA
Adrian Teijido
Diego Garcia
ROTEIRO BRASILEIRO
Kleber Mendonça
Kleber Mendonça
DOCUMENTÁRIO BRASILEIRO
Cinema Novo
Cinema Novo
FILME INTERNACIONAL
A Garota Dinamarquesa
Filho de Saul
DIRETOR INTERNACIONAL
Alejandro González Iñárritu
Denis Villeneuve
ATRIZ INTERNACIONAL
Isabelle Huppert
Isabelle Huppert
ATOR INTERNACIONAL
Eddie Redmayne
Viggo Mortesen



Confira a programação no site do festival: http://melhoresfilmes.sescsp.org.br/Programacao/Filmes

Nenhum comentário:

Postar um comentário