Crítica | Homem Aranha: de Volta ao Lar – além do heroísmo da puberdade



Por Juliana Benaspin

No longa metragem que inicia uma nova era para o aracnídeo mais amado das telonas, encontramos com Peter Parker, aos 15 anos, enfrentando a pressão dos novos poderes, o amor platônico por uma colega de escola e a expectativa de voltar a trabalhar com os Vingadores.

O filme inicia-se oito anos no passado, logo após a primeira aparição de alienígenas Chitauri no centro de Nova York. Visita essa que mudou a vida de muitas pessoas, principalmente de Adrian Toomes, o Abutre. Com o uso da tecnologia avançada proveniente das armas Chitauri, Toomes constrói um império no submundo das armas. Voltando aos dias atuais, Peter depara-se com a euforia de ter lutado contra o Capitão América e começa a se comportar de forma estranha. Surpreendido pelo melhor amigo, Ned, Peter tem seus poderes revelados e agora conta com a (nem tanta) ajuda do nerd.

Algumas más decisões fazem Tony Stark pegar de volta o uniforme/armadura que Parker utilizava nas noites de Nova York, contudo o Homem Aranha não pode descansar enquanto um novo mal superperigoso assola as ruas de sua querida cidade.

Cena clássica. Homem Aranha usa a força pra salvar o máximo de vidas que puder.

Após descobrir o esquema que o Abutre planeja, Peter o detém e salva, mas acaba tendo sua identidade revelada a esse vilão que fica mos sem saber se é do maligno ou apenas resultado das circunstâncias desesperadoras da vida. Estrelando a cena extra, Abutre deixa-nos com uma dúvida que está me corroendo.

O filme é divertido, bem animado, com cenas 3D incríveis e personagens que cumprem bem o seu papel. As cenas de ação com Karen são as melhores e renderam muitas risadas, achei que esse longa teve a mesma pegada humorística de Deadpool. Contudo, nós assistimos um Espetacular Homem Aranha que era maduro e entendia o peso da responsabilidade que seus poderes trouxeram, na atual trilogia, vemos a imaturidade e despreparo de Peter Parker como adolescente para lidar com essas mesmas responsabilidades. Ele continua sendo um garoto inteligente, mas não nos passa aquele desejo de orgulhar o tio Ben.


Aliás, essa fase da Tia May sendo jovem, bela e gostosa é totalmente desnecessária. A atuação de Marisa Tomei é impecável, mas não diz pra que veio. Posso dizer o mesmo de Zendaya. Um grande nome que achei desperdiçado o filme inteiro.

Com certeza quem rouba a cena é Jacob Batalon, que encena o Ned Leeds. Ele é inocente, cheio de boas intenções e só deixa o melhor amigo em mais confusões do que se atuasse sozinho.



A presença de Happy e outra pessoa (não vou dar esse spoiler né?!) me agradaram muito, pois demonstram que Tony Stark tem um plano maior para essa nova fase dos Vingadores que inclui o Aranha. O Universo Cinematográfico está chegando à reta final e Homem Aranha: Homecoming é o link para a fase mais barra pesada e destruidora que o Vingadores irão enfrentar. Sabe a brisa fresca antes da tempestade? Pois é... Espero estar viva pra presenciar esse final que tem tudo pra ser épico.



Ficha Técnica
Homem Aranha Homecoming
Elenco: Tom Holland, Robert Downey Jr., Zendaya, Jacob BAtalon, Marisa Tomei, Michael Keaton, Jennifer Connely
Gênero: aventura, ação
País: EUA
Duração: 118 min.


Um comentário: