CRÍTICA | Game of Thrones (7x04) - The Spoils of War: a cada Dracarys um ataque cardíaco

O quarto episódio, mesmo vazado há alguns dias pelos hackers, chegou com grande impacto e finalmente nos apresentou que guerras não se vencem enquanto sentamos em um trono. Daenerys cansou de usar seus aliados/peões e ficar esperando resultados e, para nossa alegria, tivemos uma das melhores batalhas da sétima temporada até agora! Mas prepare o coração porque esse foi um dos menores episódios até agora e quase cai da cadeira quando os créditos surgiram.
Contém spoilers!!
Spoiler Ontem. Spoiler Hoje. Spoilers sempre!


Ainda em Pedra do Dragão, Daenerys descobre que a vitória dos Imaculados em Casterly Rock não foi exatamente uma vitória. Agora a jovem Targaryen questiona a lealdade de sua mão, Tyrion Lannister, contra a guerra que travam com sua família. Tyrion parece só dar conselhos errados e o sentimento de traição se agrava. Jon Snow encontra-se ainda "preso" pela vontade de conseguir ajuda para a verdadeira grande guerra.
Depois de visitar e explorar a caverna subterrânea, Jon leva Daenerys para ver com seus próprios olhos que o inimigo ao Norte é mais antigo que a linhagem deles e que já foi combatido pelos Filhos da Floresta e Primeiros Homens. 
Não podemos esquecer que na sexta temporada Bran descobre como surgiu o Rei da Noite. Os filhos da Floresta tem um papel importante neste outro ramo da história das Crônicas de Gelo e Fogo e Jon descobre que presente e passado estão mais próximos que imaginávamos.

Daeny mais uma vez tenta forçar Jon a jurar lealdade a ela, mas Jon continua não interessado. Essa dança entre os dois personagens já está se tornando cansativa e creio já ser hora de uma conclusão. A cada passo que Jon dá, Daeny o faz recuar dois. Entretanto foi interessante quando Daenerys pergunta ao rei do Norte o que ela deveria fazer. Jon dá um sábio conselho que faria Olenna Tyrell se revirar.

Nesse mesmo ambiente temos a crescente curiosidade de Sor Davos com Missandei. As frequentes perguntas só fazem nossa pulga atrás da orelha coçar mais. Por que o velho Lorde das Cebolas tem tanto interesse na conselheira da rainha?

Já em Winterfell, Arya Stark retorna ao lar. A cena da sua chegada e o diálogo com os dois guardas aliviam um pouco da tensão e sentimentalismo que sentimos quando Arya revê seu lar. Lágrimas escaparam neste momento, sim, eu confesso. É muito bom ver que algo está dando certo para os nossos personagens favoritos. 
Sansa: Todos que o conheceram estão mortos.
Arya: Nós não.
:3 :3 :3
Arya e Sansa se reencontram e fiquei admirada com o abraço, todos sabem que as irmãs não eram fãs uma da outra, mas depois de tanto tempo separadas, a saudade de casa supera o orgulho que as separou.
Meera e Bran, em um diálogo mais frio que o inverno de Winterfell, se separam. Brandon Stark morreu no mesmo dia que Hodor e Verão. Não podemos julgar a frieza do jovem baseado no que conhecemos anteriormente dele. Bran mudou; ele viu e sentiu coisas que ninguém (sem trocadilhos) jamais compreenderá. Já está na hora de aceitarmos suas ações e propósitos sem estranhamento.
Arya parece ter entendido essa mudança brusca, uma vez que ela também sofreu uma. Sansa mesmo tendo sofrido muito em cada lugar que passou não amadureceu para outras coisas além da vida de uma Lady.
Há teorias de que Sansa Stark está se tornando uma Cersei. Ela gosta do poder e fará de tudo para continuar com ele. Eu não a vejo assim, mas veremos o que os próximos três capítulos da temporada nos dirão sobre ela.
Bran tem também uma conversa bem reveladora com Petyr "Mindinho" Baelish. O lorde devolve ao jovem Stark a adaga que um dia foi usada no atentado contra sua vida. Bran parece saber que Petyr mentiu para Catelyn há muitos anos atrás. As armações de Mindinho podem estar perto do fim. Vemos que Sansa continua com um sentimento de inveja e Petyr pressente a fraqueza da ruiva. A próxima cartada está apontada para a relação das duas irmãs com certeza.
Pausa para falarmos sobre Arya e Brienne de Tarth!
O QUE FOI AQUELA LUTA????? Uma verdadeira dança que deixaria Syrio Forel orgulhoso. ARYA ESTÁ DE PARABÉNS!!! BRIENNE ESTÁ DE PARABÉNS!!! E Podrick deveria tomar juízo e deixar as armas para quem tem o dom das armas rsrsrs. 
Brincadeiras a parte, vemos que a produção quer mostrar e concretizar a ideia de que Arya Stark é a grande guerreira do Norte e será crucial para as batalhas vindouras.

Falando em batalha, Jaime Lannister pode ser tudo, menos covarde. Não sei se é feitiçaria ou apenas burrice mesmo, mas após ver seu exército ser dizimado pelo filho mais poderoso de Daenerys Targaryen, Jaime tenta capturá-la e quase vira churrasquinho. O regicida é salvo por alguém (eu aposto em Bronn).
Muitas pessoas querem me fazer crer que o Bronn salvou o Leão por amizade, mas vemos claramente que Bronn perde sua recompensa pelo ataque a High Garden durante o ataque Dothraki. Bronn é conhecido por apoiar quem está com o ouro. Há tempos, ele era amigo de Tyrion e não pensou duas vezes em mudar de lado por uma oferta maior e melhor. Ele já confirmou seu caráter diversas vezes e a experiência de batalha foi esplêndida na cena dos campos de Jardim de Cima.
Bronn desempenhou um papel muito importante neste episódio ao manejar a lança dos dragões. Felizmente o tiro certeiro não foi fatal, no entanto, nos mostra como dragões são tão mortais quanto os homens. Fica aí a dica de que não terminaremos a temporada com três dragões adultos vivos. #Chateada

Outro personagem secundário que tem uma sorte danada é Theon Greyjoy. O covarde sobreviveu ao ataque do tio e parece sobreviver ao encontro com Jon Snow. Fico me perguntando qual sua função no jogo dos tronos. 
Essa temporada tem nos mostrado que não serão os grandes que sobreviverão, mas sim aqueles que tem em seu destino um papel a desempenhar. Já aconteceu isso com Sandor Clegane, com Bronn e agora com Theon. Eles são pequenos para as grandes casas, mas tem sobrevivido a todos os testes que os deuses parecem jogar paralelamente ao jogo dos tronos.

Cersei honrou o juramento dos Lannisters e está próxima de quitar a dívida com o Banco de Ferro. O correspondente de Braavos já deixou claro o apoio à casa dos leões assim que o ouro estiver com ele. Um indicativo de que Cersei pode ganhar a guerra ainda, afinal, não são soldados que vencem a batalha e sim o ouro. A maquinaria de Qyburn desempenhou seu papel neste episódio, mas fiquei com a sensação que serão venenos que Cersei usará para combater seus inimigos. Pode Drogon ser atingido por uma lança envenenada?

Para os diretores esse foi o episódio favorito, embora o mais importante para o enredo da série seja o quinto.

Senti falta dos caminhantes. Quero o encontro do Jon com a Arya logo.
E vamos sempre escolher esperar. Sabemos que a vontade de saber tudo sobre a série é grande, mas ficar assistindo episódios hackeados só nos prejudica. A HBO gasta milhares de dólares com a produção da série e se ficarmos apoiando os boicotes, provavelmente eles não terão o retorno que esperam e adiarão a estreia da oitava e última temporada. Tenho certeza que não é isso que queremos!!!

E aí, o que acharam do episódio Spoils of War? Foi realmente o melhor da temporada? Digam o que acharam nos comentários. 

E não percam o episódio 5: Blood of the Dragon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário