CRÍTICA | 'Águas Rasas' é tenso do início ao fim


Quando se trata de suspense e terror, o diretor Jaume Collet-Serra é especialista. O seu maior reconhecimento do gênero foi "A Órfã" (2009), além de ganhar notoriedade com a obra "A Casa de Cera" (2005). Agora, o mais recente trabalho do diretor, promete repetir a dose de sucesso em "Águas Rasas", estrelado por Blake Lively. O longa é um misto de referências dos filmes "Tubarão" (1975) de Steven Spilberg e "Náufrago" com Tom Hanks. 

No longa, Lively interpreta Nancy, uma jovem inteligente e determinada, que após perder a mãe para um câncer, decide abandonar a faculdade de medicina e viajar para o México, a fim de conhecer uma praia deserta que sua mãe visitou enquanto estava grávida dela. Quando chega na praia, resolve surfar, mas junto com a jovem há dois amigos mexicanos que vão embora logo depois. Ao ficar sozinha no meio do mar, um ataque de tubarão a deixa encurralada em cima de uma rocha. A partir daí, a tensão do filme começa. As horas vão passando e Nancy tenta sobreviver aos ataques do animal, à falta de comida, e aos machucados que pioram cada vez mais. Ela precisa correr contra o tempo e fazer tudo que aprendeu na faculdade de medicina para tentar se salvar. 

A personagem sofre bastante, e o bom trabalho de Blake convence ao passar aflição nas cenas, algumas até bem exageradas. São 87 minutos de filme, baseado numa simples história, com apenas uma personagem em cena quase todo o tempo, tomada pelo medo da morte. A fotografia é deslumbrante pela beleza natural da praia, um lugar lindo e tranquilo, porém, é o habitat da criatura mais assustadora do mundo. 

O suspense não iria funcionar sem o bom desempenho de Lively, que mostrou estar á altura de qualquer desafio. Desde a primeira cena, no caminhão em direção à ilha, até o momento mais tenso presa no mar, a câmera focaliza seu estado emocional. O que mais desperta curiosidade é a pomba branca que acompanha Nancy na rocha, e não sai do lado dela. Fica então, o ponto de vista de cada um:  o porquê daquela pombinha misteriosa. Seria algum tipo de mensagem espiritual?

Águas Rasas mostra que não precisa de muito para fazer um bom filme, o problema é que passa a sensação de "já sei o que vai acontecer logo em seguida" e nos deixa nervosos ao pensarmos "o que essa garota tem na cabeça de se meter no meio do mar, num lugar de difícil acesso e sozinha? ".

Enfim, para quem gosta de suspense e alta tensão, vale a pena assistir.

Estreia em 25 de agosto de 2016.


Ficha Técnica

Título original: The Shallows
Direção: Jaume Collet-Serra
Roteiro: Anthony Jaswinski
Elenco: Blake Lively, Óscar Jaenada, Sedona LeggeGênero: drama, suspense
Duração: 87 minutos
Classificação: 14 anos
País: Estados Unidos
Ano: 2016


Trailer



Nenhum comentário:

Postar um comentário