CRÍTICA | Game of Thrones (7x06) - Beyond the Wall: Fogo e Gelo se unem para sempre...

Beyond the Wall cumpriu seu papel de penúltimo episódio da temporada e trouxe uma das cenas emocionantes de Game of Thrones até agora. Mas se por um lado os efeitos foram fantásticos e impecáveis, a série tem pecado pela rapidez e falta de informações que incomodam na medida que prejudicam a construção do enredo.
Cuidado...


O episódio se inicia do ponto onde parou semana passada. Os guerreiros Jon Snow, Tormund, Sor Jorah, Gendry, Thoros de Myr, Beric Dondarrion e Sandor Clegane vão à caça de um caminhante branco para provar aos Sete Reinos que existe um inimigo ao Norte muito mais perigoso que o inimigo sentado no trono de ferro ao Sul. Em uma cena cheia de neblina, o grupo é atacado por um urso gigante zumbi. Mesmo com pouca visibilidade o grupo consegue se manter unido, porém em uma brecha o urso tenta matar Clegane, o mesmo fica paralisado pelas chamas que o animal exala. Thoros  o ajuda, mas acaba ferido. Logo após esse encontro aterrador, os rapazes continuam sua caminhada até a montanha ponta de flecha. Quase lá avistam um grupo de batedores dos Caminhantes Brancos, e com toda a sorte que o deus do fogo poderia prover, Jon mata um dos Reis da Noite e captura um Outro (que milagrosamente sobreviveu à morte de seu mestre quando todos os demais não conseguiram). Providencial ou não, o grupo consegue completar a missão.
Entretanto, eles ficam encurralados quando um exército de mortos-vivos os cerca. Agora eles só podem contar com a rapidez do Bastardo do Sul.
Gendry foi enviado para correr de volta até a Muralha e pedir socorro à Daenerys. O garoto foi escolhido por ser o mais rápido do grupo, mas quantos quilômetros de distância separavam o local onde o grupo se encontrava da Muralha? Sabemos que Game of Thrones não é conhecida por informar a cronologia dos fatos, mas essa rapidez tem transformado a série em um show de impossibilidades...

Mais uma vez tivemos cenas com diálogos de extrema relevância para a construção dos próximos arcos. Jon é o principal foco desses diálogos e pode-se ver como o bastardo de Winterfell aproxima-se da sua verdadeira ascendência. Beric indica que Jon não parece nada com o pai (Ned Stark) e que provavelmente ele tenha puxado a mãe.
A inesperada parceria entre Tormund e Clegane gerou muitas risadas e um calorzinho no coração. Tanto que na cena em que Tormund está para ser derrotado pelos Outros tive plena certeza que o dedo de Martin imperaria e ele seria morto. Mas graças aos deuses essa fase parece ter acabado. Os personagens favoritos do público parecem ter ganhado um escudo anti-morte, e conseguem se safar de todos os perigos que a Noite pode trazer. (Há quem não goste muito disso).

Gostei muito de ver que eles escolheram focar apenas nas batalhas do Norte, uma vez que ficaram tanto tempo sem aparecer. Os núcleos formados por Dragonstone e Winterfell tiveram sua importância demonstrada e é aí que começa o problema da série.

Não sei se vocês repararam, mas Tyrion Lannister e Daenerys tem se estranhado um pouquinho. A mãe dos Dragões insiste em afirmar que confia no anão e na sua inteligência, mas que ele deve saber que ainda protege os irmãos mesmo inconscientemente. Por sua vez, Tyrion insiste em discutir os problemas de sucessão que uma possível morte de Daenerys poderia causar. Já que ela afirma não ser capaz de gerar herdeiros, com quem ficaria o trono de ferro? Tyrion parece também plantar a ideia de uma casamento entre Jon e Daenerys. Mesmo com muitas outras pendências na história sabemos que diretores tem mostrado uma tendência a satisfazer os desejos do público. O romance entre Jon e Daeny é artificial. Talvez uma amizade construída no calor da batalha seria mais adequado. Enfim, vamos ver o que farão daqui pra frente.
Mais um desaparecimento sem justificativa (pelo menos não que eu tenha visto) é o de Missandei. Cadê a conselheira da rainha. A última vez que vi foi no episódio Spoils of the War. 
Está pior que o sumiço do Fantasma... 
Enfim...

Daenerys parece não ter gostado nada quando sua Mão sugeriu que ela deixasse seus amigos para morrer. Ela não pensa duas vezes antes de resgatar os homens que estão Para-Lá-da-Muralha. Essa decisão gerou uma das cenas mais bonitas e dolorosas de se ver. O bom de saber dos spoilers é que o nosso psicológico tem tempo de se conformar com o que acontecerá (pelo menos foi o que eu imaginava até ontem).
Voando com Rhaego, Viserion e Drogon para o Norte, Daenerys chega no exato momento que Jon perdia suas esperanças. 
Neste embate podemos ver que o fogo dos dragões é fatal para os Outros, mas os Reis da Noite parecem ser imunes. O principal Rei atravessa uma coluna de fogo e ela se retrai. Desafiando o poder dos dragões, ele jogo uma lança de gelo no dragão que voa mais distante de todos e acerta. Gritei? Gritei muito. 

Ver Viserion cair e seus irmãos "chorando" com sua queda foi doloroso demais. Daenerys fica estática e Jon acha que pode encarar os Reis sozinho. Acordando da inércia Daeny foge, mas não consegue pegar Jon. Mais uma vez Jon Snow quase perece em uma batalha. E eu me pergunto: até quando?!
Quando tudo parece perdido, eis que surge um cavaleiro solitário e salva o Jon da morte certa. Tio Benjen que parece ter um radar para salvar os sobrinhos da morte reaparece só para, aparentemente, morrer pelo Jon.
Há muitas perguntas não respondidas que me deixam incomodadas. Vou deixá-las ao final do post e vamos ver se é só comigo ou mais alguém se pergunta o mesmo.

Indo rapidamente a Winterfell, temos Sansa e Arya em um embate fraterno. Sério, to cansada da Sansa. É uma personagem que não me faz ter prazer em assistí-la; parece não ter crescido nada; imatura além da conta e sem contar a burrice. Arya está jogando com ela.
Não é possível que eles tenham escolhido regredir a eficácia da menina sem rosto para uma garotinha que ainda briga com a irmã pelas escolhas que cada uma tomou há tempos. Na minha opinião, Mindinho já está morto e Arya está usando seu rosto para comandar os homens do Vale, perturbar Sansa e livrar Winterfell das más influências. Bran não deu as caras neste episódio. Em meio a tantas revelações, senti falta dos esclarecimentos dele. Será que o corvo de três olhos explicará a peleja entre as irmãs Stark? Eu espero que sim porque já tá uma bosta....

Concluindo a trama principal, temos Jon Snow jurando lealdade para Daenerys e deixando nascer uma relação que pode evoluir para um romance ou não.
Muitos toques de mão depois vemos que Fogo e Gelo se uniram e ninguém conseguirá separar. Daenerys entrará para a guerra de Jon, já que agora a luta virou pessoal. Perder um filho nunca é fácil...

E quando pensamos que o episódio acabou e os créditos subirão, eis que me surgem muitos vagantes puxando do fundo do lago congelado, o corpo morto de Viserion. Como e onde conseguiram correntes só os Reis da Noite sabem, mas apesar da falta de explicação, eles protagonizaram o ápice do episódio. O retorno de Viserion como o Dragão de Gelo.
Galera, só fico me perguntando: COMO VAMOS PARAR ESSES CAMINHANTES??? EU NÃO ESTOU BEM!!!!


As perguntas que ficam são: 
1) A espada de Beric é a Luminífera?
2) Por que o Outro que foi capturado não morreu quando Jon matou um dos Reis da Noite?
3) Alguém sabe o que é o Benjen Stark?
4) Viserion vai cuspir fogo ou gelo?

Assista ao trailer do season finale (ainda sem título):


Espero que tenham curtido. Se alguém souber sobre minhas dúvidas, por favor, deixem nos comentários. E se hidratem, porque o season finale promete ser de arrasar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário