“O Homem que Caiu na Terra”, estrelado por David Bowie, volta às telonas


No mês em que David Bowie completaria 70 anos e de seu aniversário de morte, chega aos cinemas “O Homem que Caiu na Terra”, filme protagonizado pelo “camaleão do rock” e dirigido por Nicolas Roeg, em versão restaurada.

Na produção, que estreia em 12 de janeiro de 2016, Bowie interpreta o alienígena Thomas Jerome Newton, recém chegado à Terra em busca da salvação para o seu planeta: água.

Enquanto infiltrado, Newman utiliza a tecnologia alienígena de que dispunha para se tornar um rico empresário, detentor de diversas patentes milionárias. Entretanto, deverá aprender a lidar com a competição no mundo dos negócios e a tentações terráqueas, como a camareira Mary-Lou, com quem se envolve intimamente.

Bowie, em seu primeiro papel principal em um grande filme, confirma o porquê de ter recebido em sua carreira a alcunha de “camaleão do rock”: com seu visual andrógino, cria a perfeita imagem de um homem que veio do espaço, como já havia feito anos antes com seu alter-ego Ziggy Stardust – não por acaso foi escolhido para o papel de Newman.

A antológica ficção científica dirigida pelo veterano Nicolas Roeg foi lançada em 1976 e rapidamente atingiu o status de filme cult. A versão restaurada, integrou o Indie Festival, e será relançada agora, 40 anos depois da estreia, nas salas de cinema dentro do Clássica.

No primeiro ciclo do Clássica (2015/2016) foram exibidas cópias restauradas de longas do sueco Ingmar Bergman – “O Sétimo Selo” (1957) e “Morangos Silvestres” (1957) -, do italiano “Federico Fellini”, duas de suas obras-primas: “A Doce Vida” (1960) e “8½” (1963), de Pier Paolo Pasolini, ‘Mamma Roma” (1962); e do diretor alemão Werner Herzog, “Nosferatu - O Vampiro da Noite” (1979) e “Fitzcarraldo (1982)”. Nesta segunda fase (2016/2017), o público assistiu a "Estranhos no Paraíso" (1984), de Jim Jarmusch e "Blow Up" (1966), de Michelangelo Antonioni. O próximo lançamento será Hiroshima Meu Amor (1959), de Alain Resnais.



O Homem que Caiu na Terra (DCP, Reino Unido, 1976, 139 min., 16 anos)
Direção: Nicolas Roeg
Roteiro: Paul Mayersberg
Direção de fotografia: Anthony Richmond
Montagem: Graeme Clifford
Música: John Phillips
Produção: Michael Deeley, Barry Spikings
Elenco: David Bowie, Rip Torn, Candy Clark, Buck Henry, Bernie Casey, Jackson D. Kane, Rick Riccardo, Tony Mascia

Nenhum comentário:

Postar um comentário