Tropicália 50 anos – de onde viemos, para onde vamos, com Jorge Lz
Um olhar sobre os 50 anos da Tropicália - de Caetano Veloso e Gilberto Gil até a produção musical atual, que incorporou seus conceitos e sua estética
3 quintas, 3 aulas: dias 25 de janeiro, 1 e 8 de fevereiro
3 aulas (duas horas de duração
"A Tropicália, revolução estética proposta por Caetano Veloso e Gilberto Gil no III Festival da Música Popular Brasileira, completou 50 anos em 2017. Durante todo esse tempo continuou presente na música feita no Brasil e também fora dele. A produção musical feita nos dias de hoje recebe uma influência gigante da Tropicália em composições e arranjos. Além disso, nosso momento político e cultural traz uma certa semelhança com os conturbados anos 60, o que contribui ainda mais para que alguns conceitos ditados pelos músicos baianos estejam em voga.
Durante os encontros, ouviremos canções que trouxeram elementos tropicalistas durante todos esses anos e veremos imagens com entrevistas e apresentações dos músicos que orbitaram o movimento."
Jorge Lz
Produtor, curador, pesquisador, radialista e dj. Curador de festivais de música tais como: Levada, Festival BRio, Verão Musical no Castelinho e LabSonica. É responsável pela criação, produção, pesquisa e apresentação do Radar, programa semanal de música na rádio Roquette-Pinto – 94,1 FM, desde 2016. Na mesma rádio, criou, produziu e apresentou o programa Geleia Moderna, de 2008 até 2016.
***
Anime: De astro boy a Pikachu: um balanço crítico da animação japonesa
5, 6 e 7 de fevereiro, 19h (duas horas de aula)
Um olhar sobre o animê da gênese aos dias de hoje: De Astro Boy a Pikachu: Um balanço Crítico da Animação Japonesa, com Rodrigo Fonseca
Rodrigo Fonseca. Crítico de cinema titular do blog P de Pop do jornal O Estado de S. Paulo e colunista do site OMELETE
5, 6 e 7 de fevereiro, 19h (duas horas de aula)
inscrições: cursos@ebcine.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário