Canal Brasil exibe “Xingu”, série que resgata a luta dos irmãos Villas-Bôas pelos direitos indígenas


O cineasta Cao Hamburguer assinou, em 2010, um longa-metragem sobre a história dos irmãos Villas-Bôas, os primeiros homens brancos a adentrar as reservas indígenas do norte do estado do Mato Grosso e principais responsáveis pela criação do Parque Nacional do Xingu. Dois anos depois, o filme recebeu adaptação e se transformou em uma série de televisão, trazendo cenas inéditas e concedendo mais espaço a alguns personagens de menor relevância na película. O programa foi ao ar pela Rede Globo em 2012 e chega ao Canal Brasil no domingo, 5 de agosto, às 21h, para ser exibido pela primeira vez na televisão fechada. 

A série resgata o início do percurso dos três revolucionários expedicionários pelo interior do país em missão ordenada pelo então presidente Getúlio Vargas. Em 1943, o governo organizou um movimento chamado de “Marcha pelo Oeste”, abrindo caminho pelo sul da Amazônia. Os irmãos Villas-Bôas deixaram para trás a formação acadêmica relevante e o sucesso em seus empregos para embarcar em uma aventura sem precedentes Brasil adentro – eles possuíam perfil bastante diferente da maioria dos homens recrutados para a missão, preponderantemente formada por trabalhadores rurais e braçais. Os primeiros a assinar o passaporte foram Cláudio (João Miguel) e Leonardo (Caio Blat), sendo seguidos por Orlando (Felipe Camargo), o mais velho do clã. 

A família vive uma experiência sem precedentes pelo centro-oeste do Brasil. Em meio às matas e rios, eles se deparam pela primeira vez com índios da região. No lugar do enfrentamento visado pelas autoridades e por posseiros, desejosos de trazer o chamado progresso à região, escolheram o diálogo e convívio pacífico, buscando entender a língua, os costumes e a relação deles com a natureza. Os irmãos formam um trio de personalidades distintas que se completam de maneira fundamental para o sucesso. Orlando intermedeia os contatos entre locais e o governo. Cláudio é idealista e estabelece relações de fidelidade com os novos conterrâneos; e Leonardo é vibrante e corajoso, mas a juventude pode colocar em risco as conquistas. Sintetizando 20 anos passados pelos irmãos no local, a atração mostra como eles foram figuras cruciais para garantir o direito fundamental dos indígenas à demarcação de suas terras. 

“XINGU” 
Estreia: Domingo, dia 5, às 21h 
Quando: Domingos, às 21h 
Classificação: 12 anos 
Direção: Cao Hamburger

Nenhum comentário:

Postar um comentário