(Crítica) Jogador Número 1 é um dos melhores filmes de Steven Spielberg


Steven Spielberg fez filmes brilhantes em toda sua trajetória no cinema como E.T – O Extraterrestre, Jurassic Park , A Lista de Schindler, A. I – Inteligência Artificial, e o recente 'The Post: A Guerra Secreta'. Em sua mais nova produção, Jogador Número 1 , o diretor produziu uma obra impecável ao unir ótimo roteiro, efeitos visuais deslumbrantes, cultura pop, games, referências do cinema e da música com toque nostálgico dos anos 80.

Baseado no livro de Ernest Cline, Jogador Número 1 acompanha Wade Watts (Tye Sheridan), um adolescente que vive em Columbus, Ohio, no ano de 2045. Nesta época, o planeta se encontra caótico e para fugir da triste vida, Wade e o resto da população são obcecados pelo jogo de realidade virtual chamado OASIS, onde todo mundo podem escolher a aparência que quiser e ir a qualquer lugar. O criador do jogo James Halliday  morre, e todos são comunicados que existem três chaves escondidas no jogo, quem descobri-las ficará com a licença do jogo.

O filme é cheio de referências tanto do cinema quanto da música, como O Gigante de Ferro, Godzilla, Batman, O Iluminado, Chucky, Curtindo a Vida Adoidado, King Kong, Homem-Aranha, Os Embalos de Sábado à Noite, Duran Duran, entre outros.


As cenas de ação e aventura são incríveis e todos os personagens são carismáticos. Os protagonistas são jovens atores pouco conhecidos, mas bem talentosos. Tye Sheridan começou a ganhar destaque no cinema pelo papel de Ciclope nos filmes dos X-Men e Olivia Cooke, que vive a Samatha Evelyn Cook (Art3mis) é conhecida pela série Bates Motel. A química dos dois é excelente. 

Quem leu o livro se depara com muitas diferenças. O roteiro foi quase todo reformulado e algumas falam soaram artificiais demais. Em se tratando de referências, por exemplo, no livro, o autor destacou diversos personagens da cultura japonesa, diferente do filme que fala mais da cultura americana. Mas apesar disso, o filme é ótimo e teve boa repercussão na mídia e entre críticos especializados.


Mesmo quem não leu o livro, vale a pena assistir ao filme. O longa é bastante divertido e passa a mensagem que viver a realidade é muito melhor. Certamente, um dos melhores trabalhos de Steven Spielberg.

'Jogador  número 1' estreia em 29 de março de 2018, nos cinemas brasileiros.


Ficha Técnica

Jogador Nº 1 (Ready Player One)
Direção: Steven Spielberg
Elenco: Tye Sheridan, Olivia Cooke, Ben Mendelsohn, Lena Waithe, T.J. Miller, Simon Pegg, Mark Rylance
Roteiro: Zak Penn, Ernest Cline
Ano: 2018

Trailer:

4 comentários:

  1. Pretendo ver segunda. Mas a pergunta que não quer calar...sera que esse filme sera visto e revisto por esse público atual?

    ResponderExcluir
  2. Também me perguntei isso Marcelo rsrs será?
    Mas o filme é ótimo, depois quero ver sua crítica. =)

    ResponderExcluir
  3. A trilha sonora também é excelente. Adoro os filmes de suspense, Ready Player One realmente teve um roteiro decente, elemento que nem todos os filmes deste gênero tem. A participação de Mark Rylance foi meu favorita, ele é um ótimo ator, e fez um trabalho excepcional e demonstrou suas capacidades, é um filme que vale muito a pena ver. Recém o vi em Dunkirk, é incrível. Christopher Nolan como sempre nos deixa um trabalho de excelente qualidade, sem dúvida é um dos melhores diretores que existem, a maneira em que consegue transmitir tantas emoções com um filme ao espectador é maravilhoso. O filme Dunkirk tem um roteiro maravilhoso. É um filme sobre esforços, sobre como a sobrevivência é uma guerra diária, inglória e sem nenhuma arma. Acho que é um dos melhores filmes de ação. É uma produção que vale a pena do principio ao fim. É um exemplo de filme que serve bem para demonstrar o poder do cinema em contar uma história através de sons e imagens, que é, diga-se de passagem, a principal característica da sétima arte.

    ResponderExcluir